RECEBA NOSSAS NOVIDADES! CADASTRE-SE

GASTRONOMIA

MANGIARE

Por: Mauricio F MarquesINDIQUEIMPRIMIR

BACALHAU

Bacalhau

Mauricio F Marques

Um alimento mundialmente conhecido, o bacalhau tem um certo glamour.
Registros nos remetem à fábricas de processamento do Bacalhau na Islândia e Noruega nos primórdios do Século IX.
Dizem que os Vikings são os pioneiros na desco-berta do “cod gadus morhua”. Como não tinham sal, secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse praticamente a quinta parte de seu peso, assim poderiam ser consumidos em pedaços durante as fantásticas aventuras mar a fora. Essas aventuras duravam meses e a tripulação ficava por meses sem sequer ver terra firme.
O povo Basco, das vertentes dos Pirineus Ocidentais, ao lado da Espanha e França, comercializavam o bacalhau curado, salgado e seco, pois já eram detentores do sal.
Na Espanha que o bacalhau começou a ser salgado ao ar livre. Em definitivo os espanhóis deram à ele, com o tempo, um início de destaque na cozinha internacional. Mas isso são relatos, só quem viveu naquela época que o diga, por que nós aqui, só vamos apreciar os bons pratos.
A quaresma tráz uma boa oportunidade para juntar a família ao redor de uma travessa com um saboroso bacalhau, afinal é hora de deixar desavenças de lado e pôr ternura à mesa.


Bacalhau Gratinado com espaguete

Ingredientes

- 2 postas de bacalhau cozidas
preveamente
- 400 gramas de espaguete
- Azeite a gosto
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 3 tomates pelados
- 1 colher de sopa de polpa de
tomate
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 xícara de chá de molho becha
mel.
- quejo ralado a gosto

Modo de preparo

1 Descasque e pique a cebola e o alho; corte o tomate em pedaços pequenos; retire a pele e espinhas do bacalhau e desfie-o.
2 Cozinhe o esparguete em água fervente e temperada com sal e um pouco de azeite, até ficar al dente; escorra logo.
3 Em uma panela junte o azeite e refogue a cebola e o alho; junte os pedaços de tomate e a polpa e deixe apurar; mexa de vez em quando e tempere com sal e pimenta. Acrescente o es-paguete, o bacalhau e deixe ferver um pouco; verifique os temperos e coloque num pirex.
4 Coloque sobre esse preparado o molho bechamel e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno aquecido a 180º durante 10 minutos. Sirva logo e acompanhe com uma salada.

Comentários

2010-2013 Revista NINE - Todos os direitos reservados.

contato@revistanine.com.br
desenvolvido por Natus Tecnologia