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COMPORTAMENTO

COMO QUER ENVELHECER?

Por: Maria de Fátima A. FerreiraINDIQUEIMPRIMIR

COMO QUER ENVELHECER?

O QUE DEVEMOS ENTENDER POR ENVELHECIMENTO?

O envelhecimento envolve todos os nossos sistemas biológicos, tanto no nível celular quanto orgânico.
No nível orgânico, o mais conhecido por todos, está relacionado com diminuição de hormônios, alterações significativas no sistema nervoso, às deficiências na absorção dos nutrientes por vários motivos e a desregulação da função imunológica e produção de anticorpos.
No nível celular, não necessita dos vários anos para acontecer; inclui os danos causados pelos famosos “radicais livres”, que, quando em acúmulo, são responsáveis por alterações em nossas células, favorecendo o aparecimento e desenvolvimento de células cancerígenas. Além disso, a formação desses radicais livres leva ao enfraquecimento do sistema imunológico e ao envelhecimento, manchas pigmentadas na pele, rugas precoces, até distúrbios mais sérios como catarata, arteriosclerose, artrite e outras doenças.
A adoção de algumas medidas muito simples pode adiar por vários anos esse processo.
A atividade física é de fundamental importância para a saúde, além de aumentar a massa muscular, que substitui os tecidos gordurosos e auxiliam no processo de emagrecimento, favorecem a produção de substâncias em nosso cérebro que nos proporcionam a sensação de prazer.
A alimentação tem sua mágica participação. Através dela suprimos nosso organismo com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento das células. O equilíbrio dos alimentos, numa dieta balanceada, permite a harmonia entre todos os órgãos, levando à saúde perfeita.
A necessidade da alimentação de 3 em 3 horas, ou do total de seis refeições diárias, permitem um constante fornecimento do principal combustível do organismo, a glicose, obtida através dos carboidratos.
A ingestão de líquidos durante todo o nosso dia é fundamental e nos permite uma hidratação perfeita, além da limpeza de impurezas, melhor funcionamento dos rins e intestino e maior absorção de nutrientes necessários.
Para combater os radicais livres podemos nos servir de uma rica dieta com alimentos ricos em substâncias chamadas de antioxidantes, conforme a tabela.

ALIMENTOS
ANTIOXIDANTES

VITAMINA A: abóbora, batata doce, brócolis, cenoura, damasco seco e melão;
VITAMINA C: frutas cítricas e vegetais verdes, como acerola, brócolis, caju, couve, kiwi, laranja, lima, limão, morango e tomate;
VITAMINA E: a fonte mais importante é o gérmen de trigo, mas também podem ser encontradas em amêndoas, castanhas-do-pará, gemas, legumes, vegetais folhosos e óleos de algodão, arroz, girassol, milho e soja;
BIOFLAVONÓIDES: frutas cítricas e uvas vermelhas ou escuras;
CATEQUINAS: chá verde, morango e uva;
ISOFLAVONAS: principalmente na soja;
LICOPENO: principalmente no tomate;
SELÊNIO: aves, carnes, frutos do mar, fígado e castanha-do-pará;
ZINCO: aves, carnes, cereais integrais, feijões, frutos do mar, leite e nozes.

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