RECEBA NOSSAS NOVIDADES! CADASTRE-SE

COMPORTAMENTO

BEM ESTAR

Por: Bio Ritimo AcademiaINDIQUEIMPRIMIR

BEM ESTAR

Hormônios


HORMÔNIO DA FOME E O CULPADO PELO EFEITO SANFONA

A elevação e queda do peso corporal em períodos curtos podem estar ligados ao hormônio grelina, responsável pela sensação da fome e por conseqüência um estimulante de apetite. Descoberto em 1999, o hormônio é produzido pelo estômago e atrelado com a queda da leptina, responsável pela saciedade e pode ser a receita bombástica do temido efeito sanfona.
Evitar o ioiô na balança parece algo impossível, e na verdade é mesmo. Pelo menos é o que diz um estudo australiano publicado no periódico The New England Journal of Medicine. A pesquisa mostra que 80% das pessoas que fazem dieta recuperam o peso em um ano. Isso acontece devido a uma alteração nos níveis dos hormônios que controlam a fome e a saciedade após o período de restrição alimentar.
As consequências com o “efeito” vão além da estética, podendo comprometer a pressão arterial, colesterol, triglicerídeos e articulações, além de alterar o nível de glicose. Mas há uma luz no fim do túnel, é possível sim evitar o sobe e desce do peso e das medidas com hábitos simples. O melhor aliado para manter a forma durante todo ano é praticar atividade física pelo menos três vezes por semana e realizar alimentação saudável, sem dietas extremas. Vale começar por uma caminhada de 30 minutos e progredir aos poucos.
 

Comentários

2010-2013 Revista NINE - Todos os direitos reservados.

contato@revistanine.com.br
desenvolvido por Natus Tecnologia