RECEBA NOSSAS NOVIDADES! CADASTRE-SE

TRAVELLING

Esmeralda do Atlântico

Por: Marcello SanzzoneINDIQUEIMPRIMIR

Esmeralda do Atlântico

Esmeralda do Atlântico

Esmeralda do Atlântico

Apesar de estar fazendo calor e os dias serem lindos aqui também, estou com saudades das nossas cores, então decidi falar de um lugarzinho chamado Fernando de Noronha, uma ilha localizada a nordeste do nosso país, mais ou menos 300 milhas de Recife, também conhecida como Esmeralda do Atlântico.
Primeiro vamos esclarecer uma coisa: dizem os costumes locais que as pessoas que já foram de barco à Fernando de Noronha, passam a ter o direito de chamar a ilha de Noronha apenas. Portanto, eu tenho o orgulho de dizer que eu conquistei esse direito, pois estive lá 23 vezes, das quais, três fui velejando e três ganhei a corrida de veleiros que sai de Recife e chega ao Porto de Noronha.
Não preciso dizer que o local é um paraíso, todos já viram por fotos, e posso afirmar que é tudo de verdade, essas fotos não são retocadas nem ajustadas, aquele lugar tem cores impressionantes mesmo. Noronha é o pico de uma montanha submarina que sai de profundidades perto de 4 mil metros e aflora, e a maneira mais fácil de se chegar lá é via Recife.
A atividade mais interessante por lá é o mergulho. Já fiz mergulhos inesquecíveis nesse lugar, e não foi porque estava com a Xereia (minha ex-namorada), na verdade ainda não a conhecia. Quando nos encontramos pela primeira vez, ela estava voltando de Noronha, será que ela se esconde por lá?
Enfim, se você não é mergulhador pode bater um papo rápido com o instrutor de uma das escolas locais, a Discover Scuba e conhecer o fundo do mar, e para os que já são mergulhadores, é possível mergulhar em locais lindíssimos, desde lugares que não exigem experiência até os que exigem mais técnica.
Outra atividade que recomendo é Hike, pois o que não falta em Noronha é lugar para ir andando, já que a ilha é bem grande, tem a menor BR do país, a pista corta a ilha de ponta a ponta e tem varias saídas laterais, que levam a locais e praias inacreditáveis.
Noronha tem uma das praias mais lindas do mundo, a Praia do Leão, onde o pôr do sol é um espetáculo diário, e assistí-lo sentado na areia, na Praia do Sancho ou no Porto, tomando uma cerveja ouvindo música são programas obrigatórios.
Para quem gosta de vida noturna e baladas, Noronha fica devendo, a opção é o Bar do Cachorro, que fica na Vila dos Remédios em frente à igreja e de costas para o mar, muito forró e cerveja. Outro programa são as palestras do IBAMA, que toda noite são realizadas na sede da entidade, na ilha.
Agora, imperdível mesmo é jantar na Pousada do Zé Maria – um banquete digno dos deuses, grande variedade e tudo muito bem feito, a culinária da ilha é uma coisa que merece atenção.
Existem algumas diferenças em relação as leis da ilha e a do restante do país. As autoridades estão perdendo o controle, e hoje existem problemas sérios como a falta de moradia para os nativos, grande número de carros, alguns crimes passionais, e até o surgimento da primeira favela. Infelizmente Noronha vai acabar. Se você pretende conhecê-la, vá logo, corra, antes que a incompetência de alguns estrague esse paraíso.

Dicas
Pontos de mergulho
-Lage da sapata
-Caverna da sapata
-Dois irmãos
-Luias
-Pedras secas
-Corveta
-Cordilheira

DICAS
-Pizza de lagosta atrás da igreja da Vila dos Remédios
-Lagosta, na pousada da Morena
-Jantar no Zé Maria
-Tapioca ao lado da igreja
-Jantarzinho mais romântico na pousada Maravilha
-Comer com pé na areia nas Gêmeas

Dicas
De praias
-Leão
-Sancho
-Sueste
-Porcos

Comentários

2010-2013 Revista NINE - Todos os direitos reservados.

contato@revistanine.com.br
desenvolvido por Natus Tecnologia