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Corrida e saúde

Por: Solange FrazãoINDIQUEIMPRIMIR

Corrida e saúde

Quer perder peso? Diminuir o colesterol? Controlar a pressão arterial? Baixar o nível da diabetes?
Então venha conhecer e praticar a CORRIDA, um dos esportes mais democráticos e eficientes da boa forma e da saúde.

PARA COMEÇAR:
Primeiro uma avaliação médica. O resultado vai determinar se você está plenamente apto para a prática da corrida.
Depois de um “ok” do seu médico, pernas a obra!
Se você é sedentário, fumante, obeso, hipertenso ou diabético, ou até mesmo você que tem celulite, este é o momento e o esporte certo para começar a adquirir hábitos saudáveis.
Use sempre uma roupa confortável e um tênis com amortecedores específicos para corridas.
Antes de tudo, alongue-se bem. (pernas, tronco, braços, pescoço...)

Comece com uma caminhada normal, e vai no decorrer dos dias acelerando os passos gradualmente.
Procure usar um frequencímetro (medidor da frequência cardíaca), e quando usá-lo, será melhor consultar o seu médico.

Ex: Apenas caminhe 30 min nos 3 primeiros dias.
Depois nos próximos 3 dias comece caminhando 5 min e correndo moderadamente durante 2 min até chegar nos 30 min.
Depois nos próximos 3 dias caminhe 5min e corra 5min até os 30 min.
Por fim, os resultados aparecem após a segunda ou terceira semana.
Não tenha pressa de resultados milagrosos.
Procure “ouvir” seus limites e nunca ultrapassá-los. Saiba ouvir o seu corpo!
De preferência procure uma orientação de um profissional. Ele poderá dar dicas importantes para que tenha um resultado eficiente e seguro.

ENERGIA
Para que tenha mais energia e disposição, é preciso dar o combustível certo. Isso não que dizer que deva comer muito, e sim pouco, mas com qualidade.
Dependendo do horário, banana, pão integral, arroz integral, macarrão integral, barra de cereal, aveia, sucos, suplementos “orientados”, ou seja, (carboidratos).
Durante a corrida, beber água de 20 em 20 min.
Mas depois, água é sempre bem vinda.

QUANTAS VEZES POR SEMANA?
Inicie com 2 vezes por semana, e passe a 3 vezes depois da quarta semana. Depois passe para 4 vezes. Mas poderá intercalar com a bicicleta e outros exercícios aeróbicos.

ONDE DEVO CORRER?
Na academia será mais seguro. Poderá fazer uma programação mais eficiente. Mas se preferir, poderá correr nas ruas ou parques quando bem orientado.

Então, programe-se e boa corrida. Seja prudente com você mesmo, e tenha responsabilidade com a sua saúde.
Afinal, você merece!
Beijos enormes.

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