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LAZER

Por: Solange FrazãoINDIQUEIMPRIMIR

LAZER

MOVIMENTO

A IMPORTÂNCIA DE MANTER O CORPO EM MOVIMENTO

Antigamente, lá na pré-história mesmo, quando tínhamos a necessidade de nos movimentarmos para viver, nosso corpo estava acostumado com um ritmo. Não ficávamos parados esperando o restaurante entregar nossa comida pronta. Acordávamos cedo para ir caçar nossos alimentos, corríamos atrás de animais para capturá-los e matá-los para comermos.

Pois bem, compare por um momento, sua vida atualmente. Perceba se você tem o costume de ao invés de pegar o elevador, subir de escada? Se você estaciona seu carro alguns quarteirões antes do local que tem que ir e aproveita para caminhar um pouco?

A maioria das pessoas, com certeza, quando pensarem sobre isso, chegarão a seguinte conclusão: Nossa, realmente não costumo me movimentar nem o necessário!

Pois é, normalmente, quando somos crianças, brincamos, pulamos, corremos etc. Depois quando chega à adolescência, tendemos a ficar mais quietos, esperando as coisas acontecerem, começamos o processo de sedentarismo. E, quando chegamos finalmente a vida adulta à tendência é só piorar.

O excesso de peso e a obesidade aumentaram nos últimos seis anos no Brasil, é o que aponta o mais recente levantamento realizado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o estudo, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.

Precisamos prestar atenção nesses índices. Quando pensar em mudar de canal, não use o controle remoto, vá até a televisão. Compre seus alimentos e prepare-os, essa rotina fará com que você se movimente e coma melhor. Pois as comidas que pedimos em casa, sentados no sofá, normalmente, não são saudáveis e nunca teremos a certeza de como foram feitas, se os ingredientes são frescos, bem manuseados e lavados.

Por fim, e não menos importante, grave esta dica e leve com você todos os dias: Nosso corpo continua o mesmo da “época das cavernas”, então devemos colocá-lo em movimento pelo menos 30 minutos por dia, 5 dias por semana.

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