RECEBA NOSSAS NOVIDADES! CADASTRE-SE

CONVIDADO

BIKE FIT NOVO CONCEITO NO MUNDO DAS BICICLETAS.

Por: Alexandre GennariINDIQUEIMPRIMIR

BIKE FIT NOVO CONCEITO NO MUNDO DAS BICICLETAS.

O principal conceito da bike fit é que todas as bicicletas devem ser ajustadas e adaptadas ao indivíduo. Seja um ciclo turista, um ciclista de passeio, um trabalhador que a utiliza como meio de transporte ou um atleta profissional. Todos estão suscetíveis a lesões e podem evitá-las com o correto uso de seu equipamento. E o objetivo do ajuste de posicionamento é não só evitar lesões e possíveis desconfortos criados pelo uso incorreto da bicicleta, mas melhorar e aperfeiçoar o desempenho do indivíduo que a utiliza com qualquer finalidade.

Kepler W. Cruz Marques (Pepe)
Idade: 47
Naturalidade: Joao Pessoa

1. Cursos na Área de atuação ciclismo?
    Fit Kit Systems – Especialista em Bike Fit.  Juntamente com a SICI, a Fit Kit Systems foi uma das escolas pioneiras no mundo da bike fit. Com método próprio, permite ao especialista em bike fit avaliar a proporcionalidade a função corporal e estabelecer medidas ideais da bike para o ciclista.

2. Há quanto se dedica profissionalmente ao ciclismo?         Estou no ciclismo há 30 anos, onde além de mim, minha família toda pratica diariamente.

3. Como funciona a Bike Fit?
    Começa com uma explicação da metodologia, o Fit Kit Systems a mais antiga escola Americana Especializada em bike fit juntamente com a Serotta International Cycling Institute (SICI), do material, ferramentas e o software a ser utilizado, e tempo de avaliação vai de 02h30min a 03h00min.
Após a explicação da bike fit, se inicia uma entrevista importante para entender suas características morfológicas, objetivos futuros e histórico de lesão.
    Após essa entrevista inicial, o objetivo agora é medir a bicicleta com detalhe e conferida com a geometria informada pelo fabricante. Em seguida esses dados são passados para o software.
    Após isso, é explicado como a geometria do quadro da bike que você possui, interfere quando você está pedalando. Cada fabricante tem sua geometria específica, mudando de fabricante para fabricante.
    E quanto mais estudada, mais bem resolvida será essa bicicleta. Por isso cada detalhe tem que ser levado em conta, a medida tem que ser exata.
    Eu costumo associar à geometria a alma da bicicleta, apesar de pouco falado no meio.
    Após medir detalhadamente a bike, o próximo passo é fazer teste de flexibilidade e tirar as medidas do corpo humano, atleta ou praticante, (Antropométricas) depois outro de flexibilidade dirtea, voltado para o posicionamento na bicicleta. Esses dados são passados para um software.
    Depois de tiradas todas as medidas, cada medida, pelo menos três vezes,  os dados são passados para o software. Esse confronta a geometria da bike, com suas medidas, com os testes de flexibilidade e o objetivo do ciclista. É criada uma bicicleta ideal virtual pelo software, permitindo ao especialista em bike fit avaliar a proporcionalidade e função corporal e estabelecer medidas ideais da bike para o ciclista. O processo finaliza com um teste no simulador com o ciclista em ação na sua própria bicicleta já com as novas modificações e conferindo o novo posicionamento sobre a bike, que tem como objetivo maior prevenir lesões, melhorar o conforto e consequentemente aumentar o desempenho do ciclista por maio tempo possível, unindo o homem a bicicleta em uma só peça.
4. Quais os benefícios do ciclismo para a saúde?
    Andar de bicicleta, além de ser a maneira mais eficiente de locomoção humana, é também um das melhores atividades físicas para melhorar a nossa saúde. Da cabeça ate o dedos dos pés.
    Pedalar de bicicleta é bom para o coração: Pedalar está associado com a aptidão cardiovascular melhorada, bem como uma diminuição no risco de doença cardíaca.
    Pedalar é bom para os seus músculos, para fortalece-los e construi-los, além de ser uma atividade de baixo impacto.
    É bom para a sua cintura: Você pode queimar um monte de calorias!
    É bom para a sua vida: Bicicleta é uma ótima maneira de aumentar a sua longevidade e sua alta estima.
    Ótimo para a sua coordenação: Desenvolve a habilidades de coordenação.
    Para a saúde mental tambem, exercitando o cérebro eliminamos a depressão.
    Bom para o seu sistema imunológico: Fortalece e protege contra certos tipos de câncer.
    Pedalar de bicicleta é bom para o social: Aumenta o ciclo de amizade, ajuda a melhorar um novo estilo de vida, além de colaborar com o aquecimento global.

7. Já avaliou atletas?
    Sim, ciclistas, Triatletas, bikers amadores e profissionais regionais, nacionais e internacionais.

8. Quais os requisitos para praticar o ciclismo?
    Uma bicicleta que tenha quadro e garfo com medidas e componentes tecnicamente sem restrições que ofereça segurança para o ciclista recreativo e esportivo, seguindo a regra de tamanhos de quadro além de capacete, luva, bermuda com acolchoado, camisa ciclista com tecidos seco, caraminhola, tênis de preferencia rígido ou sapatilha de ciclismo são itens que dará mais conforto e segurança.
 

:
Foto: Alexandre gennari

www.facebook.com/alexandregennari

alexandregennari@revistanine.com.br

Entrevista com “ Pepe” , atleta , empresario e
consultor Bike Fit .

biketechpepe@biketechpepe.com.br

Comentários

2010-2013 Revista NINE - Todos os direitos reservados.

contato@revistanine.com.br
desenvolvido por Natus Tecnologia