RECEBA NOSSAS NOVIDADES! CADASTRE-SE

HOBBY & SPORT

GOLFE E O MERCADO IMOBILIÁRIO

Por: Durval PedrosoINDIQUEIMPRIMIR

GOLFE E O MERCADO IMOBILIÁRIO

GOLFE E O MERCADO IMOBILIÁRIO

Uma viagem pelo mundo do golfe e o mercado imobiliário de luxo.
    Acho que nenhum leitor tem dúvida alguma que os campos de golfe são excepcionais âncoras imobiliárias, para os mais diversos tipos de empreendimentos, em especial para o mercado de imóveis de alto padrão ou mesmo de luxo.  
    Esta é uma realidade no Brasil, na Argentina, no Chile, no Uruguai, na Espanha, na Repúblicana Dominicana, nos Estados Unidos ou na África do Sul, para citar alguns dos países que tive oportunidade de jogar em seus campos e acompanhar alguns dos mais belos empreendimentos de luxo. Vou começar por comentar sobre os campos que vamos encontrar ao redor de São Paulo, apenas uma hora de estrada. Estes, possuem imóveis de altíssimo padrão, como é o caso do condomínio Quinta da Baroneza, próxima à cidade de Bragança Paulista. É um empreendimento de altíssimo padrão, com lotes mínimos de 3.000 m2 e sérias restrições em seu código interno de construções. Tudo isso elevou o padrão das construções.
    O campo de golfe e toda infraestrutura, especialmente a parte oferecida para os amantes da equitação, dão um charme e uma elegância ao lugar.
    Ele fica devendo um pouco no quesito clube house do golfe, que é muito bonito, mas de dimensões acanhadas para o porte do empreendimento e do campo de golfe em si. Virou um marco neste tipo de empreendimento, onde exclusividade e charme são requisitos básicos.
    Seguindo nesta linha temos a Fazenda da Grama e a Fazenda Boa Vista, que vieram depois, mas também com o mesmo conceito de alto padrão, mas com pequenas diferenças, no caso do primeiro com um clube house de melhor padrão e o segundo com restaurante famoso interno e com parte dos lotes de dimensões maiores.
    Estes empreendimentos foram idealizados para atender a classe AAA da sociedade paulista, e tiveram no seu escopo sobrepujar em exclusividade os empreendimentos de alto padrão até então existentes, como são os casos do São Fernando e do Terras de São José.
    Saindo de São Paulo, mas ainda em território nacional, destaco o altíssimo padrão do empreendimento em Trancoso, que é o Terra Vista, que além do alto luxo agrega junto o Clube Med e um aeroporto particular que faz um diferencial ainda mais elevado no item exclusividade.  Ainda no Brasil, poderíamos comentar sobre o Terraville em Porto Alegre e o Graciosa Alphaville menos sofisticados que os paulistas citados, mas mesmo assim de alto padrão. 
    Quando saímos para o mercado externo, especialmente nos Estados Unidos, esta realidade de imóveis de luxo com campo de golfe, toma dimensões fantásticas de um mercado altamente solidificado desde a década de 80, sendo o setor que melhor sobreviveu à crise da bolha imobiliária americana de 2008.
    Já na Flórida, paraíso dos golfistas, uma vez que não tem o inverno rigoroso das demais regiões americanas, vamos encontrar uma grande quantidade de condomínios requintados, ocupados por um público internacional. Citar alguns destes empreendimentos pode até ser um sacrilégio, pelo pequeno número, que conheço pessoalmente, em relação ao volume existente. Mas de Boca Raton Flórida Palm Beach County, passando por Fisher Island, Coral Gables ou mesmo na região de Orlando, só para citar lugares onde vamos encontrar muitos proprietários de imóveis brasileiros, as opções são tantas, que sem dúvida podemos afirmar que é a Meca dos empreendimentos de luxo do golfe.
    Saindo dos Estados Unidos, outro local fantástico para encontrarmos campos extraordinários e empreendimentos imobiliários de luxo, que tive a oportunidade de visitar, é a República Dominicana, especialmente a região de Punta Cana, onde destaco os empreendimentos que abrigam os famosos campos de golfe Punta Espada e Corales. Gente do “Jet Set” internacional, como um Óscar de la Renta ou artistas famosos como Júlio Iglesias e o bailarino russo Baryshnikov. Todos tem suas casas de verão e podem praticar seu golfe sem maiores infortúnios. Dentro deste contexto, imóveis de luxo com golfe, posso citar as visitas que fiz no Chile ao Los Leones Golf Club em Santiago e na Argentina no Abril Country Club, próximo a Buenos Aires no caminho para Mar de Plata. Neste último, tive a oportunidade de curtir toda a infraestrutura do clube e do condomínio, e ainda, a excepcional oportunidade de jogar com um ícone do golfe mundial do século 20, o Maestro Roberto De Vicenzo.
     Passando para a África do Sul, onde a existência de clubes de golfe com condomínios de alto padrão é infinitamente maior que no nosso Brasil, destaco três, dos onze que tive oportunidade de conhecer.  Dois deles próximos à região da Cidade do Cabo, o De Zalze, que além do bonito campo, clube house,  restaurante e das casas de alto padrão, possui uma vinícola produzindo um bom vinho e o Pearl Valley Golf Estates, com uma beleza natural e um campo de golfe extraordinário. Para finalizar esta minha viagem pelo mundo do golfe e dos condomínios de alto padrão, gostaria de citar a Espanha, região de Girona, a quarenta e cinco minutos de carro de Barcelona, o PGA Catalunya Resort, onde os imóveis de luxo são circundados por dois campos fantásticos. Um deles estará abrigando o Espanha Open de 2014, em maio próximo. Aqui, o luxo das propriedades atinge todos os bolsos, pois você pode comprar um apartamento de dois dormitórios voltados para um dos campos ou uma Vila,  como eles denominam as casas de alto padrão.

Comentários

2010-2013 Revista NINE - Todos os direitos reservados.

contato@revistanine.com.br
desenvolvido por Natus Tecnologia